SEMPRE CORRENDO...

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

JOGOS OLÍMPICOS

Competição entre os melhores atletas do mundo, confraternização entre os povos e, acima de tudo, a grande festa do esporte. Os Jogos Olímpicos são um dos mais importantes eventos do planeta, mobilizando populações de centenas de países e emocionando a todos com vitórias, recordes e histórias de superação. De quatro em quatro anos, uma cidade tem o privilégio de sediar os Jogos Olímpicos. Nela, competidores e torcedores se misturam e, durante pouco mais de duas semanas, ajudam a preservar e fortalecer o espírito olímpico.
Os primeiros registros oficiais da existência dos Jogos Olímpicos datam de 776 a.C, em homenagem a Zeus e tinham o poder de interromper guerras, batalhas e combates. A celebração dos Jogos Olímpicos durou até o ano 394 d.C, quando por questões religiosas, foi banida pelo imperador Teodósio. Voltando a ocorrer cerca de 1500 anos depois, graças aos esforços do pedagogo e esportista francês, o barão Pierre de Coubertin.
Em 1924, foram criados os Jogos Olímpicos de Inverno, realizados a cada quatro anos, no mesmo ano dos Jogos Olímpicos tradicionais. De 1994 para cá, passaram a acontecer de forma alternada. Outra grande inovação foi o surgimento dos Jogos Paraolímpicos, em que competem atletas com deficiência. A inspiração veio de 1948, quando Sir Ludwig Guttmann organizou, em Londres, uma competição envolvendo veteranos da II Guerra Mundial. Doze anos depois, a cidade de Roma recebia 400 atletas nos primeiros Jogos Paraolímpicos da história. Desde então, outras 12 edições do evento foram realizadas - a mais recente em Pequim 2008. Atualmente há também os Jogos Paraolímpicos de Inverno.

Ref.: livro: "O que é Olimpismo", autor: Manoel Tubino
        site: www.http://cob.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário