SEMPRE CORRENDO...

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Aikido Christian Tissier





O Aikido é resultado de estudos e treinamentos do mestre Morihei Ueshiba, que buscou e dominou os segredos de numerosas artes marciais japonesas (Budo), passados de geração a geração desde a idade antiga.

Morihei Ueshiba definiu o Aikido, assim:

" O Aikido não é uma técnica para lutar contra um inimigo ou derrotá-lo. É uma maneira de conciliar as diferenças que existem no mundo e fazer dos seres humanos uma família. Significa que o segredo do Aikido é a busca da harmonia com o Universo, é tornar-nos unos com o Universo. Seus praticantes devem buscar esse entendimento por meio de treinamento diário".

No Aikido, treinamos dia-a-dia a sermos corretos. Para que uma técnica seja eficiente, é necessário a correção dos movimentos. Mover-se com correção significa mover-se de forma natural, com sentimentos naturais. Ter sentimentos naturais significa banir maus sentimentos como ira, medo, tristeza e raiva e aceitar os bons sentimentos.

Não existem competições no Aikido, pois sua idéia principal é mostrar que somos todos iguais, aprendemos com os praticantes mais graduados, mas também com quem possui menos tempo de treino e o fato de competir, faz com que a vaidade prevaleça, a idéia de superioridade, fato este que não cabe na prática do Aikido.

Na prática do Aikido não existe nenhum tipo de distinção, todos estão habilitados a treinar, mulheres, homens, crianças, idosos, portadores de deficiência, etc... Facilitado também, pelo fato de não ser necessário o uso da força bruta na aplicação das técnicas.

Pensando na prática de Aikido por crianças, percebemos que é uma ótima ferramenta para ser utilizado nas escolas, seguindo os parâmetros dos PCN, que incentiva a prática de lutas nas escolas, o Aikido entra como uma nova opção de arte marcial, onde se prega a amizade, o respeito, desenvolve o fair play, pois você necessita de um parceiro para os treinos e assim a criança cria uma percepção de responsabilidade, desenvolvendo uma visão holística e não mecânicista.

O Aikido mostra que você é importante para o universo, entende que suas atitudes influenciam sua vida, pois estamos nos inter-relacionando com o todo, (corpo -alma - natureza - sociedade).

Cito, Fritjof Capra:

" Devemos mudar a forma mecanicista de nos vermos e estabelecer uma visão holística, onde se entende e se valoriza as inter-relações que fazemos com o mundo. Entender a totalidade integrada e não parcelada."

Falo do Aikido com tranquilidade, pois pratiquei por quase 4 anos (após a faculdade voltarei a treinar), e sei o quanto melhorei como pessoa com a prática. Entendo eu, agora uma opinião pessoal, que o Aikido é uma ferramenta importantíssima no desenvolvimento pessoal e ajudaria demais as crianças em fase escolar a conhecerem valores de suma importância para suas vidas, tornando-as pessoas melhores.



Referências Bibliográficas

 
CAPRA, Fritjof: O ponto de mutação. Cultrix.

UESHIBA, Kishomaru: O melhor do Aikido. Cultrix. São Paulo. 2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário