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domingo, 12 de dezembro de 2010

Natação para Portadores de Síndrome de Down


Recebem o nome de encefalopatias não-progressivas aquelas em que a causa determinante atuou num determinado momento sobre uma etapa do desenvolvimento do SNC (Sistema Nervoso Central), acarretando a interrupção ou lentidão deste. A causa pode ser uma cromossomopatia, uma infecção ou um trauma obstétrico.
A Síndrome de Down é uma encefalopatia resultante da cromossomopatia do par 21.
A evolução pré-natal se faz diferente desde as primeiras divisões celulares, tendo como consequência uma variada combinação de estigmas somáticos e uma lentificação nas etapas posteriores do desenvolvimento psicomotor pós-natal.
O Mongolismo foi descrito em 1866 por Down, que constatou ser o retardo mental acompanhado de alterações somáticas características e fáces semelhantes à da raça mongólica. Posteriormente foi demonstrado a impropriedade do nome, pelas diferenças que existem entre os pacientes com Síndrome de Down e as pessoas normais da raça mongólica.
As características mais comuns são: fáceis redonda e achatada com olhos amendoados e oblíquos, crânio pequeno e occipício achatado, língua grossa, pescoço grosso e adiposo, baixa estatura, mãos curtas e largas, apresentando nas palmas um sulco transverso extenso, dedo mínimo encurvado, hipotomia muscular generalizada, cardiopatia congênita (ocasionalmente), pele seca, cabelo fino e esparso, retardamento motor e deficiência mental.
Em certa idade o desenvolvimento se estaciona sem atingir o limite superior que se observa no normal.
O SNC amadurece lentamente, e o progresso não se continua até a idade adulta.
Nem todos os portadores de SD atingem grau suficiente de desenvolvimento para aprendizagem da leitura e escrita: o QI está geralmente entre 25 e 50, raramente entre 70 e 80.


Objetivos da Natação para crianças portadoras de Síndrome de Down


A metodologia da natação para a criança portadora de Síndrome de Down, deve organizar as atividades respeitando a etapa de desenvolvimento que a criança vive e propiciando espontaneidade.
Devem ser estimuladas as funções sensoriais e motoras, fala, funções cognitivas, alimentação e higiene corporal.
As exercitações da psicomotricidade no meio aquático devem oferecer a estruturação do esquema corporal junto a uma estimulação sensorial, auditiva, visual, tátil e fundamentalmente cinestésica, num ambiente de segurança (profundidade adequada, diálogo corporal e muita afetividade).
Recomenda-se evitar sugerir a solução da tarefa e a imitação de movimentos, dando ênfase à criatividade da criança; a linguagem e a expressão corporais terão prioridade na programação das atividades.
Os exercícios da natação devem enfatizar relaxamento e respiração para atingir sequências de movimentos rítmicos que incidam na estruturação do esquema corporal, coordenando dinâmica geral e viso-motora, orientação espacial, percepção temporal, organização postural, equilíbrio estático e dinâmico, além de propiciar o desenvolvimento da resistência cardiovasculorrespiratória e o fortalecimento muscular necessário a uma postura estática e dinâmica eficiente.


Referência Bibliográfica:
Livro: "Natação para Portadores de Deficiência"
Autores. Roberto Burkhardt e Micheli Ortega.

Um comentário:

  1. Orientações:
    - Postar com mais freqüência
    - Faltaram algumas temáticas trabalhadas durante o semestre
    - Seu blog está bom Daniel! Sugerimos que vc continue postando nos próximos semestres!

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