SEMPRE CORRENDO...

domingo, 5 de dezembro de 2010

Jogos Cooperativos

 


Muito interessante ter estudado e pesquisado mais sobre os Jogos Cooperativos, quando falamos de jogo, na maioria das vezes pensamos em algo competitivo. Pois aprendemos desde cedo que vencer é o importante, o vitorioso que é reconhecido, ganha medalhas e troféus.
Porém, desconhecemos a bagagem de aprendizado e valores adquiridos por aquele que não venceu uma disputa.
Para entender melhor as diferenças entre Jogos Cooperativos e Jogos Competitivos e conhecer suas definições, cito Brotto:
" Cooperação: é um processo de interação social, onde os objetivos são comuns, as ações são compartilhadas e os benefícios são distribuídos para todos.
Competição: é um processo de interação social, onde os objetivos são mutuamente exclusivos, as ações são isoladas ou em oposição uma as outras, e os benefícios são concentrados somente para alguns." BROTTO (1995).
Percebemos o quão é importante  passarmos alguns valores as crianças, pois entendo que tão importante quanto introduzir a criança a prática esportiva é ensiná-la que na vida ganhar e perder faz parte do jogo, que a vaidade em excesso não faz bem e que por diversas vezes o "perdedor" ganha mais que o "vencedor".
Terry Orlick, diz:
" Dar uma contribuição ou fazer alguma coisa bem simplesmente não exige a derrota ou a depreciação de outra pessoa. Pode-se ser extremamente competente, tanto física como psicologicamente, sem jamais se prejudicar ou conquistar o outro.
Muitas pessoas ainda acreditam que para "vencer" ou "ter sucesso", é preciso ser um feroz competidor e quebrar as regras. Muitas pessoas parecem achar que para ensinar as crianças a viver e prosperar na sociedade é necessário prepará-las para serem competitivas e tirar vantagens dos outros, antes que os outros o façam."
Hoje em dia, diversas empresas utilizam-se dos Jogos Cooperativos para estimular em seus funcionários o trabalho em equipe e mostrar que um depende da força e boa vontade do outro, para que o sucesso seja alcançado. Utilizar uma atividade em que no final todos ganham é uma ótima maneira  de mostrar que todos somos iguais, que o importante é se divertir, trabalhar em grupo, cooperar, respeitando a todos pois todos envolvidos no Jogo Cooperativo são parceiros e não adversários.

Referências Bibliográficas:

BROTTO, Fabio Otuzi, Jogos Cooperativos: se o importante é competir, o fundamental é cooperar. São Paulo Cepeusp, 1995.
ORLICK, Terry. Vencendo a competição. São Paulo. Círculo do Livro, 1989.

OBS: Abaixo postei um vídeo muito legal onde Fabio Otuzi Brotto explica o que são os Jogos Cooperativos no programa Mais Você, da TV Globo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário