SEMPRE CORRENDO...

domingo, 5 de janeiro de 2014

5º Parte – Passeios (Geiser Del Tatio)


Ouvíamos muito sobre o passeio aos Gêiseres, que era muito cansativo, um local muito frio e onde se corria o risco de sentir os males da montanha devido aos seus 4.320 metros de altitude do local, mas, passados todos esses perrengues podia-se desfrutar de uma experiência única.

La fomos nós, eu, Sueli e Luciano comprar os tickets para conhecer os Gêiseres, o passeio sairia no outro dia.

Já ouvimos um monte de dicas, pra não comer muito antes de ir, porém, não ir com o estômago vazio, dormir cedo e etc...

Não curti o fato de ter que levantar 3 e pouco da manhã pois o guia passaria pra nos buscar 4:00, mas beleza já to ali, já paguei, agora já era. Comemos umas bolachinhas com um pouco de chá que o pessoal do hotel já fez sabendo que sairíamos de madrugada e alguns minutos depois, já estávamos sacolejando na van.

Passamos ainda em outros hotéis para pegar outras pessoas que fariam o mesmo passeio (por favor, acordem cedo e estejam prontos no horário combinado,pois se um atrasa, como aconteceu com um grupinho que achou que todos deviam esperá-los, acaba atrasando o passeio de todos).

Com a van já cheia de gente, começamos a subir rumo aos tais Gêiseres, é uma estradinha perigosa e muito escura, é bom não comer muito antes de ir porque a viagem é toda de muitas curvas e algumas pessoas podem ficar enjoadas.

Paramos no meio do caminho, onde tem estrutura com banheiros, são os últimos banheiros disponíveis antes de ir aos Gêiseres, pra dar uma esticada nas pernas demos uma saidinha da van, mas a tal saída não durou nem 5 minutos e eu já tava tremendo dentro da van..rsrsrs
A viagem é um pouco demorada, mas com as conversas do Luciano, ela pareceu demorar menos tempo.

Pronto, chegamos aos Gêiseres.

Ao chegar, o guia já montou um café da manhã e a partir daí já não tinha mais a opção de ficar tremendo dentro da van, tinha que tremer fora mesmo...rs. Comi muitas bolachinhas que eram muito gostosas e tomei café preto, tudo muito gostoso, o difícil era tentar pegar a bolacha e deixar as mãos a mostra naquele frio de -8 graus.

Eu e o Luciano até compramos roupas para o frio, chamadas de segunda péle (calça e blusa), que colocamos por baixo das nossas roupas que já eram grossas, mas acabamos não comprando luvas e gorro e sinceramente, no passeio aos Gêiseres eles fizeram falta.

A regiãos dos Gêiseres Del Tatio, é patrimônio arqueológico com mais de 3 mil anos de existência.

É uma região formada de campos geotérmicos criados pelo vulcão Tatio, as águas de suas piscinas fervem durante a madrugada, liberando assim, fortes jatos de vapor, que alcançam até quatro metros de altura.

Em El Tatio, também há poços de águas termais com temperaturas de 40º, isso se você não se importar em ficar com roupa de banho aos -8 graus fora da água...rs. Eu queria muito entrar mas o Luciano e a Sueli não estavam dispostos e eu acabei ficando meio desanimado pra entrar sozinho.

Ficamos ali observando os vapores dos Gêiseres e admirando o por do sol lindo na Cordilheira dos Andes. O passeio é sim muito frio, acorda-se muito cedo para fazê-lo, mas tudo isso é recompensado quando se vê de perto aquilo tudo.

No passeio nos deparamos com um brasileiro que estava lá sozinho e pediu para o Luciano tirar uma foto dele, papo vai e papo vem, já fizemos amizade com o Sergio, paraibano gente boa demais. Logo, já comecei a encher o saco dele, pra entrarmos no poço de água termal. E não é que o Paraíba topou?

Sergio é parceiro demais, encontramos com ele outras vezes no centrinho de San Pedro e por incrível que pareça o Paraíba, voltou conosco na mesma fileira de poltronas nos voos de volta de Calama/ Santiago e no de Santiago/ São Paulo.

Esse é tipo atleta mesmo já fez até Triathlon, esperamos reencontrá-lo em breve, hein Paraíba, um grande abraço.

Então é isso, o passeio é bem legal e recomendo muito para quem estiver no Atacama, na volta ainda paramos em um povoado chamado Machuca. Lá comemos espetinho de Lhama, visitamos uma igrejinha muito legal e conhecemos um pouco mais desse povoado.


Logo depois, já estávamos de volta a van, eu dormi fácil e o Luciano pra variar tirou foto, pra encher meu saco. Voltamos à cidade, cada um em seu respectivo hotel e fim do passeio.


Gêiseres del Tatio
Eu nos Gêiseres del Tatio
Eu e o Luciano no Complexo del Tatio












A região dos Gêiseres ainda na escuridão 
Gêiseres del Tatio










Sergio (Paraíba) e Eu no Poço termal







Placa de Descrição




Eu no povoado Machuca
Igreja Machuca
















Povoado Machuca visto de cima


Luciano e seu espetinho de Lhama








Eu e Luciano no Complexo del Tatio

                                                                       
                                                                                                       







Nenhum comentário:

Postar um comentário