SEMPRE CORRENDO...

domingo, 5 de janeiro de 2014

6º Parte - A Corrida

Medalha
Camiseta












Bom, vamos ao que mais interessa, a tal da Corrida do deserto do Atacama.

Um dia antes da prova (16/03), acontece à entrega dos kits e um encontro / palestra com o organizador da prova, onde são dadas algumas dicas sobre os percursos aos atletas.

A prova tem três percursos com distancias de 3, 23 e 42kms e em 2014, ela acontecerá dia 07 de Dezembro.

Acordamos bem cedinho, eu, Sueli, Luciano, Fabio e Simone, acendemos nossas lanterninhas e fomos pro centro de San Pedro de Atacama, local de partida e chegada da prova. O dia já começou divertido, pois enquanto estávamos indo a San Pedro, não dava pra enxergar nada era um breu total, nem sinal dos primeiros raios de sol.

Estava um frio danado, quem quisesse poderia ir de agasalho e deixá-lo no 3ºkm, que a organização levaria ao local da chegada para ser retirado pelos donos depois.

A prova começa pelas ruas estreitas do centro de San Pedro, depois entra em uma estrada asfaltada e alguns kms depois........o Deserto.

Terreno extremamente instável, mas é muito bom correr ali, a sensação de cansaço não é tão aparente pois o visual do lugar é indescritível. Eu particularmente perdi a noção dos quilômetros porque ficava admirando tudo ao redor, os postos de hidratação são muito bons, disponibilizando frutas, Gatorade, água e em um dos postos até refrigerante de cola.

A corrida passa pelo Valle de La Luna e Valle de La Muerte, este segundo onde se localiza a “Grande Duna”, uma duna muito alta e a cada passo dado, o pé afunda na areia e você volta e assim é pela duna inteira, é muito desgastante esse trecho, tanto que ali não se tem como correr, você anda, se arrasta....tudo pra passar por aquela duna..rs

Depois a prova continua entre uns paredões, tem muitos trechos onde você se encontra sozinho, não tem corredores atrás, nem vê os que estão a frente e só da pra se guiar pelas bandeirinhas indicativas fincadas no solo.

Depois de muito correr, caminhar e se arrastar, quando eu pensava que aquilo não teria fim ou que teria pegado o caminho dos 42 km...rsrsrs., percebi que já estávamos retornando a um trecho que já tinham algumas casinhas rústicas, e aquilo foi aumentando e já estava chegando o centro de San Pedro novamente (que saudade de ver aquelas ruas estreitas), daí pra frente é só alegria, fui me enchendo de animo por perceber que o desafio todo estava prestes a ser vencido. As ruas de San Pedro estavam cheias de gente, tanto o pessoal da prova quanto os nativos, que nos incentivavam conforme passávamos por eles.

Terminou, passei pela chegada, muito feliz, porém, exausto, ali mesmo tem a disposição dos atletas muita fruta (fiquei uns 20 minutos ali só comendo melão, melancia, tangerina, etc...), peguei minha medalha e me esparramei em um banco que tinha na sombra e por ali fiquei até reencontrar o Luciano.


Sem dúvida alguma a melhor prova de toda a minha vida, não pelo tempo, mas por tudo o que vi durante o percurso, o cansaço, a alegria, o entusiasmo, a apreensão.....tudo ali foi válido e não esquecerei nunca mais.

Kit (Cinto de hidratação e mochila)
Eu, Sérgio e Luciano

Palestra de orientação aos atletas







Eu (Daniel) 
Eu e Sueli na retirada dos kits











Palestra











Eia corridinha dura
Eu, quase na chegada










Visual espetacular




Cansaço bateu forte






Cadê todo aquele pessoal? rs






             
Fazendo graça na Grande Duna



     
Na reta de chegada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário